home / EJACULAÇÃO PREMATURA / Sobre a Ejaculação Prematura /

Diferença entre Ejaculação Prematura Primária e Secundária

 

Diferença entre Ejaculação Prematura Primária e Secundária

 

Características da Ejaculação Prematura Secundária

A Ejaculação Prematura Primária (cerca de 65% dos homens que referem EP) é uma disfunção crónica, que pode ter estado presente desde a primeira experiência sexual, caracterizada por:

  1. Início dos sintomas desde a primeira, ou quase desde a primeira, experiência sexual;
  2. Persistência ao longo da vida e, possivelmente, agravamento com a idade;
  3. Ejaculação ocorre depressa demais (menos de 1 minuto em 90% dos casos);
  4. Ejaculação ocorre depressa demais em todas, ou quase todas, as relações sexuais;
  5. Ejaculação ocorre depressa demais com todas, ou quase todas, as parceiras.

Alguns homens ejaculam mesmo durante a fase de preliminares, isto é, antes da penetração ou no primeiro contacto com a vagina (a denominada ejaculatio ante portas). 49% dos homens com Ejaculação Prematura afirma que ejacula antes da penetração, pelo menos ocasionalmente.

Características da Ejaculação Prematura Secundária

A Ejaculação Prematura Secundária, ou Adquirida, desponta após um período de controlo e tempo ejaculatório normal, sendo a sua manifestação gradual ou repentina. Pode estar relacionada com doenças endócrinas (como o hipertiroidismo) ou urológicas, problemas anatómicos (como frénulo curto, hipersensibilidade da glande, fimose e outras), problemas neurológicos, psicológicos ou relacionais, experiências sexuais traumáticas ou como efeito secundário de um medicamento.

Por exemplo, uma prostatite, que consiste numa inflamação da próstata, pode representar um fator de risco para a Ejaculação Prematura, também conhecida por Ejaculação Precoce. Tratar a prostatite com antibióticos recupera habitualmente o padrão ejaculatório do doente. Todavia, uma prostatite não tratada pode, no longo prazo, intensificar o problema.

Um tipo de Ejaculação Prematura Secundária é a denominada Ejaculação Prematura Situacional, que se manifesta apenas com uma determinada parceira. A Ejaculação Prematura Situacional poderá ocorrer devido a problemas psicológicos relacionados com a situação, a parceira, a relação ou outras circunstâncias.

 

referências bibliográficas
1. Broderick GA. J Sex Med 2006;3(4):295-302.
2. EAU Guidelines on ED and PE 2012.
3. Jannini EA et al. Sessuologia Medica. Trattato di psicosessuologia e medicina della sessualità. Elsevier Masson Ed. 2007.
4. Jannini EA, Simonelli C, Lenzi A. J Endocrinol Invest 2002;25(11):1006-1019.
5. McMahon CG, Jannini E, Waldinger M, Rowland D. J Sex Med 2013;10(1):204-229.
6. Waldinger MD. Premature Ejaculation Definition and Drug Treatment. Drugs 2007;67 (4):547-568.