Ejaculação Prematura , Precoce | O que é | EUCONTROLO.PT
Loading the player ...
Ejaculação Prematura

Ejaculação Prematura

A Ejaculação Prematura, também conhecida por Ejaculação Precoce,

é a disfunção sexual mais frequente nos homens com idade inferior a 60 anos. De acordo com a definição do DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fourth Edition), 1 em cada 5 homens sofre de Ejaculação Prematura. No entanto é uma das disfunções sexuais masculinas menos diagnosticadas e menos tratadas. Há mais homens a sofrer de ejaculação prematura do que de disfunção erétil.
Cerca de 20 a 30% da população masculina mundial – uma proporção significativa – refere sintomas ou queixas de Ejaculação Prematura. No entanto, apenas 9% procura efetivamente ajuda junto do médico. Sobre a Ejaculação Prematura

Existem evidências de que a Ejaculação Prematura Primária,

que afeta a maioria dos doentes de Ejaculação Prematura, seja, concomitantemente, uma patologia psicocomportamental e orgânica. Calcula-se que a mesma se encontre associada a baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor que desempenha um papel fundamental no processo ejaculatório.
Descrita, pela primeira vez, como síndrome clínico em 1943, por Bernard Shapiro, a Ejaculação Prematura subdivide-se em duas categorias distintas: Ejaculação Prematura Primária e Ejaculação Prematura Secundária. O que significa Ejaculação Prematura?

Para os homens com Ejaculação Prematura,

a resposta sexual apresenta uma sequência ejaculatória consideravelmente mais curta do que a dos homens sem Ejaculação Prematura, o que significa que ocorre mais rapidamente e de forma menos controlada, face aos homens sem Ejaculação Prematura. Neste sentido, a Ejaculação Prematura não pode ser reduzida apenas ao problema “tempo” englobando igualmente outras dimensões importantes como a falta de controlo sobre a ejaculação, frustração pessoal, problemas de relacionamento e pouca satisfação com as relações sexuais. De facto, existem três critérios-chave que permitem reconhecer a Ejaculação Prematura. Como saber se é Ejaculação Prematura?

Uma vida sexual satisfatória

é essencial para qualquer relação de sucesso. A insatisfação sexual pode causar sentimentos de frustração, raiva e desilusão e ter um impacto negativo na intimidade e harmonia do casal.

O desconforto do homem, físico e psicológico, combinado com a reduzida satisfação sexual da parceira, poderá causar problemas graves na vida sexual e emocional do casal. Ejaculação Prematura, sofrimento pessoal e relação entre o casal

Inicialmente entendida como um problema psicológico,

a Ejaculação Prematura foi, durante décadas, tratada pelos terapeutas sexuais com base em terapias comportamentais e cognitivas. Atualmente, os tratamentos da Ejaculação Prematura incluem medicamentos sujeitos a receita médica e preparações de aplicação tópica, que se aplicam diretamente na glande e no frénulo do pénis. Como se pode tratar a Ejaculação Prematura?

Por que razão é tão importante

evitar a automedicação, obter conselhos médicos e utilizar medicamentos sujeitos a receita médica, dispensados exclusivamente em farmácia?  Evitar a automedicação e proteger-se das contrafações

referências bibliográficas

  1. Althof SE et al. J Sex Med. 2010;7(9):2947-2969.
  2. American Psychiatric Association. Diagnostic and statistical manual of mental disorders. 4th edition. Text revision: DSMIV-TR. Washington, DC: American Psychiatric Association; 2000.
  3. Broderick GA. J Sex Med 2006;3(4):295-302.
  4. EAU Guidelines on ED and PE 2012.
  5. Jannini EA, Simonelli C, Lenzi A. J Endocrinol Invest 2002;25(11):1006-1019.
  6. McCarty EJ. Core Evidence 2012;7:1-14
  7. McMahon CG, Jannini E, Waldinger M, Rowland D. J Sex Med 2013;10(1):204-229.
  8. Porst 2007.
  9. Rosenberg MT, Sadovsky R. Identification and diagnosis of premature ejaculation. Int J Clin Pract. 2007;61(6):903-908.