home /

Quiz

Quiz

Ejacular demasiado rápido é uma perturbação rara?

RESPOSTA errada
RESPOSTA certa

30% da população masculina, em todo o Mundo, revela ter sintomas ou queixas de Ejaculação Prematura. Mas apenas 9% procura ajuda médica.

A Prostatite pode causar Ejaculação Prematura?

RESPOSTA certa

A Prostatite pode ser um importante fator de risco. Tendo em conta o papel da glândula prostática no mecanismo de ejaculação, a inflamação da próstata pode causar Ejaculação Prematura (Ejaculação Prematura Adquirida). Tratar a Prostatite deverá restaurar o normal padrão ejaculatório do doente, enquanto não tratar a Prostatite pode, a longo prazo, determinar um efeito negativo mais significativo sobre a função ejaculatória.
RESPOSTA errada

A Ejaculação Prematura pode influenciar a fertilidade do casal?

RESPOSTA errada
RESPOSTA errada
RESPOSTA certa

Num casal que não tenha problemas de fertilidade, um homem com Ejaculação Prematura será, ainda assim, capaz de fecundar se a ejaculação, embora demasiado precoce, ocorrer durante a penetração e não antes de o pénis entrar na vagina (ejaculação ante portas).

Qual o período de tempo, entre a penetração e a ejaculação, considerado médio, nos homens sem Ejaculação Prematura?

RESPOSTA errada
RESPOSTA certa

O período de tempo considerado normal varia, dependendo de muitos fatores, e pode divergir de pessoa para pessoa, ou de casal para casal. Em estudos realizados na população masculina em geral (incluindo homens com e sem Ejaculação Prematura), para aferir os valores médios do período de tempo até à ejaculação após penetração vaginal, homens sem Ejaculação Prematura evidenciaram um valor médio de cerca de 7 minutos, com uma duração que pode chegar aos 20-25 minutos.
RESPOSTA errada
RESPOSTA errada

Qual o período de tempo, entre a penetração e a ejaculação, em que se pode considerar estar perante um caso de Ejaculação Prematura?

RESPOSTA certa

De acordo com a Sociedade Internacional de Medicina Sexual, nos homens com Ejaculação Prematura, a ejaculação ocorre sempre ou quase sempre em cerca de um minuto ou menos após a penetração vaginal. No entanto, importa salientar que a Ejaculação Prematura não é apenas uma questão de tempo. A falta de capacidade de controlo ejaculatório e o impacto negativo na relação com a parceira/o são igualmente fatores importantes para definir Ejaculação Prematura.
RESPOSTA errada
RESPOSTA errada
RESPOSTA errada

Existem diferentes tipos de Ejaculação Prematura?

RESPOSTA certa

É consensual entre os peritos médicos que, do ponto de vista etiológico, na Ejaculação Prematura podem distinguir-se dois tipos: a Ejaculação Prematura adquirida e a Ejaculação Prematura primária ou ao longo da vida.
RESPOSTA errada

Pode ocorrer Ejaculação Prematura numa relação homossexual?

RESPOSTA certa

A Ejaculação Prematura é uma disfunção sexual masculina, que nada tem a ver com a orientação sexual, sendo tão frequente em homens homossexuais como em heterossexuais.
RESPOSTA errada

Ter o freio curto pode ser causa de Ejaculação Prematura?

RESPOSTA certa

A pequena dimensão do freio – banda elástica de tecido sob o pénis, que ajuda a contrair o prepúcio sobre a glande – pode contribuir para a manifestação de Ejaculação Prematura. Um freio muito curto restringe os movimentos do prepúcio durante a ereção, causando uma estimulação sexual excessiva. De facto, mais de 40% dos homens com Ejaculação Prematura Primária têm um freio curto.
RESPOSTA errada

É possível melhorar o controlo sobre a ejaculação, recorrendo a técnicas respiratórias?

RESPOSTA errada
RESPOSTA certa

Inicialmente entendida como um problema psicológico, a Ejaculação Prematura foi, durante décadas, tratada através de terapias comportamentais e cognitivas. Entre estas, as denominadas técnicas de controlo respiratório pareciam ter efeitos calmantes e funcionar verdadeiramente na atenuação da Ejaculação Prematura. Contudo, a experiência clínica e diversos estudos científicos recentemente elaborados sugerem que, habitualmente, as melhorias conseguidas através deste método não se mantêm no longo prazo. O mesmo deve-se ao facto de a Ejaculação Prematura ser uma disfunção causada por inúmeros fatores, passíveis de estar associados a problemas psicológicos e físicos.
RESPOSTA errada

A parceira pode ajudar o homem com Ejaculação Prematura?

RESPOSTA certa

A Ejaculação Prematura é um problema que o casal deve procurar resolver em conjunto. O diálogo mútuo une o casal e representa uma das “armas” mais eficazes na procura de uma solução. Aqui, o papel da parceira revela-se essencial, uma vez que facilita a tomada de consciência do problema por parte do homem e promove a procura de ajuda. De facto, é muitas vezes graças à parceira que os homens procuram um médico, um procedimento fulcral e a única forma de diagnosticar o problema com precisão, apurar a causa subjacente e recomendar, se necessário, a terapêutica eficaz para o tratar.
RESPOSTA errada